Contabilidade

Contabilidade e o Lucro Real

O Lucro Real para algumas empresas é obrigatório e para as outras que não estão obrigadas pela referida tributação pode representar economia de tributos.

A opção pelo lucro real pressupõe contabilidade em dia, conciliada e com composição de saldo das contas.

Para optar pelo lucro real a empresa deverá manter sua escrita contábil em dia e conciliada, não basta apenas que a documentação esteja lançada na contabilidade, mas que os saldos das contas contábeis estejam conferidos e conciliados de forma que o setor contábil tenha a composição dos saldos constantes no balanço contábil.

Por exemplo as contas bancárias e de aplicações financeiras devem estar de acordo com os extratos bancários e ou conciliações dos bancos.

Para aprofundamento do tema, recomendamos a obra Contabilidade Tributária.

10 comentários em “Contabilidade e o Lucro Real”

  1. Se até nós contadores admitimos que a contabilidade pode não estar em dia e ou conciliada, o que dirá do resto…
    Contabilidade atrasada e não conciliada não deveria ser chamada de contabilidade em homenagem à própria contabilidade.
    Depois não somos valorizados e reclamamos.

  2. Infelizmente muitas empresas fazem a contabilidade completa: escrituração, conciliação, elaboração de demonstrativos contábeis, em razão da imposição legal do imposto de renda, art. 251 dec.3.000/99, por receio de sansão fiscal por parte da receita federal. Se esquecem que é obrigatorio a contabilidade independente do regime tributário adotado, conforme estabelece os art. 1.179 ao 1.195 lei 10.406/2002 Novo Código Civil. Contudo, a contabilidade deve ser feita não por exigencia fiscal, mas pela suma e relevante importancia no processo decisório de qualquer empresa,não importando o porte economico ou fiscal.

  3. O fato de estar “a escrita contábil em dia e conciliada” não implica em dizer que o contabilista seja irresponsável ou imprudente, enfim, em muitos casos, pode até ser, porém temos que levar em consideração que, agora mais do que nunca, para existir uma escrita contábil com perfeição e sempre “em dia”, deve-se haver uma colaboração e comprometimento muito maior dos empresários e de sua equipe, pois ficamos com um fardo enorme de responsabilidade e este, em muitos casos, não dá sua participação efetiva para escriturarmos todos os fatos de sua empresa. Portanto, é necessário dar uma maior ênfase e mostrar a importância da participação dos empresários, nas informações destes, para elaboração suas escritas contábeis com eficácia.

  4. Algum colega pode me responder, por gentileza, qual cliente, seja ele pequeno, medio ou grande que valorize a mão de obra de um contador para fazer uma contabilidade de lucro real? Na minha avaliaçãoo, na visão do empresario o contador é o inimigo nº 1 dele, ao invez de ve-lo como aliado na sua empresa.

    NAIRSON RIBEIRO ALVES

  5. Ouvi falar que lucro presumido vai ter que entregar speed, se for isso mesmo teremos que deixar em dia essas contabilidades também, isso vai valorizar mais nosso trabalho, porque não era pra ser,mais hoje a nossa unica preoculpação de contabilidade em dia é LALUR…temos que adimitir…que a maioria dos contadores fazem isso…

  6. concordo a RNC a contabilidade em dia realmente e o diferencial do CONTADOR, mas para isso precisamos estar juntos do empresarios e com outros setores super organizados

  7. Foi muito bom ter em mãos um assunto de grande interesse, como é o lucro real , ou. seja, o imposto de renda das nossoas empresas. Sabendo-se que o lucro real, o empreendedor deve ter muita certeza de que realmente que fazê-lo, seria melhor o lucro rezumido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s