Contabilidade

Guia para Implementação do IFRS nas Pequenas e Médias Empresas

Como profissionais da área, devemos atentar às alterações legais e aplicá-las o mais brevemente possível visando à qualificação dos nossos serviços e a valorização profissional da classe contábil.

Agora com as novas normas contábeis em vigência, os contadores precisam rever o preço cobrado pelos seus serviços devido à maior sofisticação das informações, em contrapartida iremos perceber uma substancial melhora na gestão das empresas brasileiras de menor porte que terão informações mais precisas para a tomada de decisões.

Se nós profissionais da contabilidade queremos deixar de ser vistos como “um mal necessário” para a simples apuração de impostos, devemos iniciar a transformação em nós mesmos, deixando de apurar os demonstrativos contábeis apenas quando nos são solicitados e para atendimento a terceiros.

A fim de auxiliar os contabilistas e empresários na difícil atividade de adaptação às novas normas internacionais, lançamos o guia para implementação das rotinas contábeis nas pequenas e médias empresas, de acordo com os ditames do IFRS.

A obra possui linguagem acessível e detalha as principais alterações que afetam a contabilidade das pequenas e médias empresas de acordo com o novo padrão contábil.

São mais de 100 páginas de conteúdo elaboradas com base nos apontamentos e na regulamentação emitida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis e pelo Conselho Federal de Contabilidade.

As entidades que realizam a análise de crédito, as instituições financeiras e outros usuários externos já utilizam e exigem as demonstrações contábeis de acordo com o padrão contábil internacional.

Isto significa que a contabilidade já mudou, e é necessário preparar-nos para não sermos surpreendidos em um futuro muito próximo!

Conheça a obra Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas – A Adoção do IFRS nas PME´s

5 comentários em “Guia para Implementação do IFRS nas Pequenas e Médias Empresas”

  1. Sou um profissional da area contabil aposentado, mas continuo dando assessoria para os escritórios dos colegas de profissão, agora não se iludam com as novas normas da Contabilidade ditadas pelo CFC, contrariando a LEI MAIOR, observo que os Colegas tem muita dificuldades em cobrar seus honorários, imaginem tentar um reajuste??? imaginem as novas normas aplicadas a um boteco(armazém) de bairros
    que predomina a venda de cachaça, não sentido essas normas, e reajuste de honorários nem pensar, mais um detalhe falta integração entre os colegas, êles aprovam a tabela anual de reajuste de honorários, mas a maioria não cumpre,existe uma retalhação profissional na classe, pensem nisso.

    1. Vale lembrar que segundo a nova legislação contábil e também levando em consideração as informações obtidas com coselheiros e fiscais dos Conselhos Regionais, a adoção do novo padrão contábil, de acordo com o IFRS, será cobrado para TODAS as empresas, inclusive o boteco (armazém) de bairros.

      As informações que obtivemos é que durante as fiscalizações realizadas no ano de 2011 os contadores que não estiverem adequado as escritas ao padrão internacional (resumido para as PME´s), serão notificados e já apartir de 2012 receberão autuações por parte dos Conselhos Regionais de Contabilidade, assim o balanço encerrado em 31/12/2011 deverá obrigatoriamente seguer o novo padrão, salvo se for publicada nova legislação prorrogando este prazo, o que até agora não existe.

      A contabilidade antiga não existe mais e os contadores precisam de adaptar ao novo modelo; estudar novamente e aplicar os conceitos atuais.
      É verdade que isto irá gerar um custo aos profissionais que nem sempre serão refletidos em aumento de honorários, mas é a evolução natural de nossa profissão.

  2. Excelente colocação aos profissionais de contabilidade que devem valorizar cada vez mais a profissão adquirindo e melhorando seus conhecimentos e principalmente aplicando-as para uma melhor gestão nos negócios voltados para as Pequenas e Médias Empresas. Parabens!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s