Artigos

A Tarefa de Definir o Valor do Honorário Contábil

por Gilmar Duarte da Silva

 A garantia do sucesso empresarial certamente passa pela habilidade e conhecimento das técnicas da precificação.

Atribuir valor aos serviços da contabilidade é uma tarefa tão difícil quanto precificar qualquer outro serviço ou mercadoria. Sabemos que alguns setores da economia já desenvolveram metodologias que contribuem significativamente para tornar a tarefa menos árdua, mas ela continua dando muito trabalho.

A opção de baixar e baixar cada vez mais o honorário para conseguir o novo cliente, que de inicio parece ser a única forma de sobreviver, na verdade é a melhor forma para se destruir aos poucos.

O know-how de precificar deve ser desenvolvido desde cedo para que se torne uma atividade corriqueira e não um martírio, como acontece para muitos profissionais. Tenho observado, e também contribuído, com muita alegria alunos do curso de ciências contábeis de todo o Brasil que estão desenvolvendo o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) com o tema precificação dos serviços contábeis. Conhecer esse desafio com antecedência fará com que se prepare da forma correta, pois mais tarde poderá ter dificuldade de encontrar tempo e energia para aprender.

Para formar o preço de venda devemos optar por um dos três enfoques seguintes, mas alternativamente e com maior precisão poderá aplicar os três conceitos conjuntamente: custo, concorrência e valor percebido pelo cliente.

Explico de forma bastante condensada o conceito de cada um deles:

Custo: é quando considera apenas os custos envolvidos e acresce a margem de lucro esperada. Isto pode garantir o lucro, mas não a venda;

Concorrência: para definir o preço de venda leva em consideração apenas o valor praticado pela concorrência. É método mais simples, de baixo custo e exige pouco tempo. Assegurar a venda, mas é desconhecido o lucro;

Valor percebido pelo cliente: Busca-se identificar os valores que o cliente enxerga e reconhece no serviço. Com base nesta informação é que se define o preço de venda. É a metodologia mais complexa, exige muito tempo e é difícil de ser implantada, mas certamente é aquela pode apresentar o melhor retorno financeiro, acompanhado da satisfação do cliente.

Mas afinal qual é o melhor e mais seguro dos três enfoques? Qualquer um dos enfoques aplicados individualmente não garantirá que se tenham excelentes vendas e lucratividade. Portanto aplique os três conceitos conjuntamente e o resultado surgirá com maior segurança.

Vale a pena se aprofundar no estudo da precificação.

Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do livro “Honorários contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado”.

Guia para implementação de cálculo do preço de serviços contábeis e correlatos. Escritórios contábeis e profissionais de contabilidade têm um dilema: quanto cobrar de seus clientes? Agora chega às suas mãos um guia prático, passo-a-passo, de como fazer este cálculo de forma adequada. Com linguagem acessível, a obra facilita ao profissional contábil determinar com máxima precisão o preço de seus serviços a clientes e potenciais clientes.Clique aqui para mais informações. Como Fixar Honorários Contábeis 

Mais informações

ComprarClique para baixar uma amostra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s