Contabilidade

Contabilidade: Dor de Cabeça ou Solução?

Uma contabilidade organizada, escriturada de forma regular e consistente, pode ser utilizada de modo proveitoso por uma entidade na geração de relatórios confiáveis e úteis para a tomada de decisões.

Quando a contabilidade de uma entidade é relegada a 2º plano, normalmente o que ocorre é que os problemas advindos deste relapso se multiplicam: problemas de consistência de dados fiscais, falta de conciliação e coerência de contas, atrasos na escrituração, balanços sem espelhar a realidade patrimonial, etc.

Um exemplo dos possíveis benefícios de uma contabilidade devidamente atualizada e idônea é a distribuição de lucros como alternativa de diminuição de carga tributária. Outra vantagem é a contestação de reclamatórias trabalhistas quando as provas a serem apresentadas dependam de perícia contábil.

“Baratear” a contabilidade, ou fazê-la mero instrumento de apuração de impostos, é desprezar o potencial que tem uma escrituração dos fatos de uma empresa. Por exemplo, contas de custos e cálculos de margens de contribuição e lucro e podem facilitar o processo de elaboração de um orçamento empresarial, bem como avaliar adequadamente determinadas linhas de produtos, filiais ou mesmo desempenho de setores.

A contabilidade é solução quando tratada com respeito e como ciência. É dor de cabeça quando encarada como estorvo burocrático.

Conheça algumas obras que demonstram como utilizar a contabilidade para economia de tributos, análise e administração empresarial:

Contabilidade de Custos

Contabilidade Gerencial

Contabilidade Tributária

12 comentários em “Contabilidade: Dor de Cabeça ou Solução?”

  1. gostaria de receber comentarios e artigos no meu email gosto de ler estes artigos e comentarios da area

  2. Ao meu ver, o grande problema potencial da classe contábil, é o medo de perder o cliente, já vi e vejo inúmeros casos de contadores que em função da remuneração fazem uso da contabilidade criativa, ao invés de por em prática os princípios contábeis. Deve-se haver um programa de conscientização da classe contábil para que o contador que falsifica demonstrações abortar esta prática e passar a ver a ciência contábil como meio para tomada de decisões.

  3. A contabilidade não é dor de cabeça

    Dor de cabeça é a forma de como muitos Contadores escritura dados contabeis(ficando a conciliação mais dificil.Ex. Provisao de Folha de Pagamento-salario base,produtividade,comissao,insalubridade,periculosidade, INSS s/ferias, INSS s/rescisao e INSS s/Empregados.

  4. Gosto muito dos muitos comentario deste Portal.
    Falando um pouca da minha visão de micro empresaria, vejo sim a contabilidade como uma dor de cabeça, pois, os contadores realmente, sem generalizar, não consegue adminitrar as quantidades de clientes que possuem e então só dão importancias apenas às empresas que podem dar mais lucros e fama, e nós os MPes ficamos apagando incendios no dia a dia, sem nem mesmo sabermos do que se trata, já que os assunto contábeis muitas vezes são muito complexos.
    SOU FORMADA A NÍVEL TECNICO EM CONTABILIDADE, FIZ ESTE CUSRDO SÓ PARA ENTENDER A MINHA EMPRESA.

  5. É claro que a Contabilidade é uma ferramenta importantíssima para qualquer administrador, investidor, empreendedor, etc
    O que os empresários de pequeno porte, o nosso País é o País das pequenas empresas, precisam fazer é aceitar a contabilidade como um instrumento de auxílio para o seu negócio e respeitar as informações contábeis para que possam progredir nos seus empreendimentos. Interagir com o profissional que lhe presta serviços é de suma importância para o bom andamento das decisões.
    Sem os registros contábeis e os respectivos controles, não haveriam os grandes empreendimentos

  6. Este texto bem elaborado, diga-se de passagem, exprime de forma abrangente a real importância de se ter uma contabilidade coerente com os fatos apresentados e registrados nos livros contábeis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s